Mestre Espiga

João Jardim, conhecido como Espiga, iniciou seu aprendizado na Capoeira em 1986, com o então contra mestre do Grupo Senzala, Mestre Boneco, participando assim como aluno da fundação do Grupo Capoeira Brasil em 1989. Há 25 anos dissemina a cultura brasileira pelo mundo como professor de Capoeira e em 2016 formou seus primeiros alunos, Apache, Pingo e Semente, sendo que os dois últimos moram em Barcelona (Espanha) há 14 anos, aonde mantém outros dois núcleos do Mestre Espiga.

Atualmente ministra aulas para crianças e adultos em seu espaço inteiramente dedicado a Capoeira (a ACVC), visando uma didática abrangente que transmita noções musicais de ritmo e melodia, domínio corporal, ensinamentos histórico-culturais brasileiros e afrodescendentes, além de importantes valores para a formação do ser, como a humildade, interação, respeito mútuo e disciplina.

Espiga busca através da Capoeira, o desenvolvimento de seus alunos muito além do aspecto físico e é reconhecido em todo o mundo pela sua forma de ensinar a Capoeira, sendo requisitado para participar de importantes eventos em diversos países e transmitir seus ensinamentos para capoeiristas de diferentes culturas.